Leia atentamente as instruções
trazidas a seguir.
A observância destas normas é condição essencial para a seleção do trabalho científico.
O II Simpósio de Jornalismo e Direito tem por objetivo debater juntamente com a comunidade acadêmica o papel da mídia e do judiciário na construção da justiça socioambiental. Desse modo, sugere-se que a escolha do tema se oriente por um critério de familiaridade ou interesse pelo assunto, seja ele teórico ou prático, e que possa contribuir para o debate da mídia e do judiciário.
A observância destas normas é condição essencial para a seleção do trabalho científico.
O II Simpósio de Jornalismo e Direito tem por objetivo debater juntamente com a comunidade acadêmica o papel da mídia e do judiciário na construção da justiça socioambiental. Desse modo, sugere-se que a escolha do tema se oriente por um critério de familiaridade ou interesse pelo assunto, seja ele teórico ou prático, e que possa contribuir para o debate da mídia e do judiciário.
1. Formato e Estilo
1.1
Os textos completos (incluindo notas de rodapé e referências bibliográficas)
devem conter de 6 a 15 páginas.
1.2 Os textos devem ser digitados em Word for Windows,
respeitando as seguintes dimensões: Papel A4; fonte Times New Roman; tamanho 12,
espaçamento 1,5 no corpo do trabalho e simples no resumo. Margem superior de
3,0 cm; inferior de 2,0 cm; direita de 2,0cm e esquerda de 3,0cm. As
referências bibliográficas devem ser feitas em nota de rodapé ou no final do
trabalho. Não é necessário colocar ponto final depois dos títulos, subtítulos,
nome dos autores e cargos.
1.3 O “II Simpósio de Jornalismo e Direito” não se
responsabiliza pela originalidade dos artigos apresentados, bem como pela
eventual falta de indicação do nome do autor e da origem da obra citada nos
trabalhos.
1.4 Estrutura da primeira página
a)
título, centralizado na primeira linha, com letra tamanho 15, maiúscula, em negrito; o título do trabalho deve
guardar conexão direta com as conclusões do trabalho.
b) duas
linhas abaixo, o nome do autor, alinhamento a direita, com letra tamanho 12, maiúscula,
fonte Times New Roman em Italic e em negrito. Na
linha logo abaixo, sua instituição e/ou cargo, não excedendo duas linhas. Deixe
uma linha em branco e repita o procedimento caso existam outros autores. Uma
linha abaixo, inicie o resumo com letra Times New Roman, tamanho 12. O resumo deve
conter no mínimo 200 e no máximo 500 caracteres sem espaços. Deixe uma linha em
branco e inicie com a introdução.
1.5 Corpo do Trabalho
a)
Posicione à esquerda os títulos das seções, em negrito e com numeração arábica.
Entre cada seção respeite o espaço de uma linha.
1.6 Citações
Conforme
norma ABNT
10520, 2002, a citação direta ou textual com mais de três linhas deve aparecer destacada e com recuo de 4 cm da
margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem utilização de aspas.
As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas
entre aspas duplas. As aspas
simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
O nome do
autor indicado no texto tanto pelo sistema de chamada numérico ou autor-data ele deve estar em letra normal: exemplo: (NICHOLS,
1993, p. 181).
1.7 Numeração
a) A
numeração das seções deve ser arábica do tipo:
1.
1.1
1.1.1
b)
Coloque ponto e não hífen entre o número e o título da seção, dando (um) 1espaço
entre o ponto e o título ou subtítulo.
c)
Títulos e subtítulos não devem ser seguidos de ponto (.) ou dois pontos (:).
1.8 Conclusões
a)
Artigos sem conclusões serão liminarmente rejeitadas.
b) As
conclusões devem:
- Ser diretas e pessoais, sem citação
de autores ou notas de rodapé; seus fundamentos devem estar explicitados no
corpo do artigo.
2. Remessa
a) Os
trabalhos devem ser postados no link submeter trabalho deste blog. O discente
(graduando) deve ter um orientador do trabalho identificado no próprio trabalho.
A não obediência a esta regra implicará na recusa ou na não apreciação do
trabalho.
3. Prazo
Os
trabalhos devem ser encaminhados até o dia 16 de agosto de 2013. O controle do
prazo será feito pela data do efetivo envio da mensagem eletrônica ao “II
Simpósio de Jornalismo e Direito do Araguaia”.
4. Seleção e Divulgação
a) Os
artigos serão examinados por uma Comissão e a divulgação dos trabalhos
escolhidos será feita no site do “II Simpósio de Jornalismo e Direito” (http://simposiojd2013.blogspot.com.br) até o dia 19 de agosto de 2013.
b) Os
artigos só serão considerados inscritos após seleção pela Comissão e sua
inclusão em lista divulgada no site: http://simposiojd2013.blogspot.com.br
5. Inscrição no Simpósio
A
taxa de inscrição no Simpósio assegura ao participante o direito de comparecer
ao evento, como participante e como apresentador de trabalho. Na hipótese da
apresentação de trabalho, o participante ficará condicionado ao julgamento de
mérito feito pela Comissão que selecionará os trabalhos.
O autor cujo trabalho for recusado pelo respectivo grupo de
avaliação do mérito científico não terá direito de restituição da taxa de
inscrição no simpósio. Fica assegurada, nesse caso, a participação do autor
como participante durante o evento.
6. Critérios para seleção de artigos
6.1 O critério principal é o da qualidade geral das análises e argumentos, em
especial a importância teórico-prática, a riqueza bibliográfica e a
originalidade. Também, na medida do possível, serão observados critérios de
representatividade regional e diversidade de gênero;
6.2 Terão preferência os artigos que apresentem aspectos
ou temas pouco abordados pela doutrina brasileira, bem como aqueles de alta
complexidade, no caso do direito e atualidades, no jornalismo, considerando a
temática norteadora do Simpósio;
6.3 Temas específicos terão preferência sobre genéricos,
embora estes últimos também possam ser objeto de artigo;
6.4 Também se darão preferência a artigos cujo tema e
conclusões tenham interesse nacional, mesmo quando o trabalho se baseie em
experiências locais.
7. Pecados capitais em artigos
submetidos ao II Simpósio de Jornalismo e Direito.
7.1 Trabalhos que são simples “colagem de citações”, com
reduzida contribuição pessoal do autor ao desenvolvimento do tema;
7.2 Teses que não respeitam os requisitos de formatação;
7.3 Exposições cujo conteúdo não se mantém fiel ao campo
delimitado pelo título, abordando assuntos e discussões não relacionados
diretamente com o título ou com as conclusões;
7.4 Artigos sem conclusões, ou com conclusões não
articuladas, ambíguas, prolixas ou não relacionadas diretamente com o título;
7.5 Artigos com ortografia imperfeita ou com estilo de
redação rebuscado. Antes de enviar seu artigo, faça uma revisão gramatical e estilística
completa, pois tais erros – na medida em que não há revisão na fase de
editoração – muitas vezes inviabilizam a seleção de artigos com excelente
conteúdo e conclusões.
8. Procedimento de apresentação dos
trabalhos
8.1 A apresentação dos artigos será feita oralmente por 15
minutos;
8.2 Por ocasião da apresentação dos artigos, os
participantes poderão apresentar exclusivamente emendas supressivas, não se
admitindo emendas modificativas.
8.3 Na sequência haverá debates por 10 minutos;
8.4 Os trabalhos serão apresentadas em
salas simultâneas. Haverá
confirmação de informações de datas e horários após a publicação dos artigos
aprovados.
8.5 A divulgação da sala dar-se-á no dia
da apresentação, através de afixação de cartazes no saguão principal do evento
e na porta da sala respectiva.
9. Publicação
Os
artigos selecionados serão publicados nos Anais do Simpósio em formato impresso
ou digital, à escolha da organização do Simpósio.
10.Temas
O
Simpósio é interdisciplinar, no caso do direito, podendo ser inscritas artigos
com uma abordagem não-jurídica. Outros temas podem ser abordados, desde que
tenham alguma vinculação, direta ou indireta, com a temática do Simpósio.
Comissão Científica II Simpósio de
Jornalismo e Direito