Regulamento

Leia atentamente as instruções trazidas a seguir.
A observância destas normas é condição essencial para a seleção do trabalho científico.
O II Simpósio de Jornalismo e Direito tem por objetivo debater juntamente com a comunidade acadêmica o papel da mídia e do judiciário na construção da justiça socioambiental. Desse modo, sugere-se que a escolha do tema se oriente por um critério de familiaridade ou interesse pelo assunto, seja ele teórico ou prático, e que possa contribuir para o debate da mídia e do judiciário.

1. Formato e Estilo
1.1 Os textos completos (incluindo notas de rodapé e referências bibliográficas) devem conter de 6 a 15 páginas.
1.2 Os textos devem ser digitados em Word for Windows, respeitando as seguintes dimensões: Papel A4; fonte Times New Roman; tamanho 12, espaçamento 1,5 no corpo do trabalho e simples no resumo. Margem superior de 3,0 cm; inferior de 2,0 cm; direita de 2,0cm e esquerda de 3,0cm. As referências bibliográficas devem ser feitas em nota de rodapé ou no final do trabalho. Não é necessário colocar ponto final depois dos títulos, subtítulos, nome dos autores e cargos.
1.3 O “II Simpósio de Jornalismo e Direito” não se responsabiliza pela originalidade dos artigos apresentados, bem como pela eventual falta de indicação do nome do autor e da origem da obra citada nos trabalhos.
1.4 Estrutura da primeira página
a) título, centralizado na primeira linha, com letra tamanho 15, maiúscula, em negrito; o título do trabalho deve guardar conexão direta com as conclusões do trabalho.
b) duas linhas abaixo, o nome do autor, alinhamento a direita, com letra tamanho 12, maiúscula, fonte Times New Roman em Italic e em negrito. Na linha logo abaixo, sua instituição e/ou cargo, não excedendo duas linhas. Deixe uma linha em branco e repita o procedimento caso existam outros autores. Uma linha abaixo, inicie o resumo com letra Times New Roman, tamanho 12. O resumo deve conter no mínimo 200 e no máximo 500 caracteres sem espaços. Deixe uma linha em branco e inicie com a introdução.
1.5 Corpo do Trabalho
a) Posicione à esquerda os títulos das seções, em negrito e com numeração arábica. Entre cada seção respeite o espaço de uma linha.
1.6 Citações
Conforme norma ABNT 10520, 2002, a citação direta ou textual com mais de três linhas deve aparecer destacada e com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem utilização de aspas
As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
O nome do autor indicado no texto tanto pelo sistema de chamada numérico ou autor-data ele deve estar em letra normal: exemplo: (NICHOLS, 1993, p. 181).
1.7 Numeração
a) A numeração das seções deve ser arábica do tipo:
1.
1.1
1.1.1
b) Coloque ponto e não hífen entre o número e o título da seção, dando (um) 1espaço entre o ponto e o título ou subtítulo.
c) Títulos e subtítulos não devem ser seguidos de ponto (.) ou dois pontos (:).
1.8 Conclusões
a) Artigos sem conclusões serão liminarmente rejeitadas.
b) As conclusões devem:
- Ser diretas e pessoais, sem citação de autores ou notas de rodapé; seus fundamentos devem estar explicitados no corpo do artigo.

2. Remessa
a) Os trabalhos devem ser postados no link submeter trabalho deste blog. O discente (graduando) deve ter um orientador do trabalho identificado no próprio trabalho. A não obediência a esta regra implicará na recusa ou na não apreciação do trabalho.


3. Prazo
Os trabalhos devem ser encaminhados até o dia 16 de agosto de 2013. O controle do prazo será feito pela data do efetivo envio da mensagem eletrônica ao “II Simpósio de Jornalismo e Direito do Araguaia”.

4. Seleção e Divulgação
a) Os artigos serão examinados por uma Comissão e a divulgação dos trabalhos escolhidos será feita no site do “II Simpósio de Jornalismo e Direito” (http://simposiojd2013.blogspot.com.br) até o dia 19 de agosto de 2013.
b) Os artigos só serão considerados inscritos após seleção pela Comissão e sua inclusão em lista divulgada no site: http://simposiojd2013.blogspot.com.br

5. Inscrição no Simpósio
A taxa de inscrição no Simpósio assegura ao participante o direito de comparecer ao evento, como participante e como apresentador de trabalho. Na hipótese da apresentação de trabalho, o participante ficará condicionado ao julgamento de mérito feito pela Comissão que selecionará os trabalhos.
O autor cujo trabalho for recusado pelo respectivo grupo de avaliação do mérito científico não terá direito de restituição da taxa de inscrição no simpósio. Fica assegurada, nesse caso, a participação do autor como participante durante o evento.

6. Critérios para seleção de artigos
6.1 O critério principal é o da qualidade geral das análises e argumentos, em especial a importância teórico-prática, a riqueza bibliográfica e a originalidade. Também, na medida do possível, serão observados critérios de representatividade regional e diversidade de gênero;
6.2 Terão preferência os artigos que apresentem aspectos ou temas pouco abordados pela doutrina brasileira, bem como aqueles de alta complexidade, no caso do direito e atualidades, no jornalismo, considerando a temática norteadora do Simpósio;
6.3 Temas específicos terão preferência sobre genéricos, embora estes últimos também possam ser objeto de artigo;
6.4 Também se darão preferência a artigos cujo tema e conclusões tenham interesse nacional, mesmo quando o trabalho se baseie em experiências locais.

7. Pecados capitais em artigos submetidos ao II Simpósio de Jornalismo e Direito.
7.1 Trabalhos que são simples “colagem de citações”, com reduzida contribuição pessoal do autor ao desenvolvimento do tema;
7.2 Teses que não respeitam os requisitos de formatação;
7.3 Exposições cujo conteúdo não se mantém fiel ao campo delimitado pelo título, abordando assuntos e discussões não relacionados diretamente com o título ou com as conclusões;
7.4 Artigos sem conclusões, ou com conclusões não articuladas, ambíguas, prolixas ou não relacionadas diretamente com o título;
7.5 Artigos com ortografia imperfeita ou com estilo de redação rebuscado. Antes de enviar seu artigo, faça uma revisão gramatical e estilística completa, pois tais erros – na medida em que não há revisão na fase de editoração – muitas vezes inviabilizam a seleção de artigos com excelente conteúdo e conclusões.

8. Procedimento de apresentação dos trabalhos
8.1 A apresentação dos artigos será feita oralmente por 15 minutos;
8.2 Por ocasião da apresentação dos artigos, os participantes poderão apresentar exclusivamente emendas supressivas, não se admitindo emendas modificativas.
8.3 Na sequência haverá debates por 10 minutos;
8.4 Os trabalhos serão apresentadas em salas simultâneas. Haverá confirmação de informações de datas e horários após a publicação dos artigos aprovados.
8.5 A divulgação da sala dar-se-á no dia da apresentação, através de afixação de cartazes no saguão principal do evento e na porta da sala respectiva.

9. Publicação
Os artigos selecionados serão publicados nos Anais do Simpósio em formato impresso ou digital, à escolha da organização do Simpósio.

10.Temas
O Simpósio é interdisciplinar, no caso do direito, podendo ser inscritas artigos com uma abordagem não-jurídica. Outros temas podem ser abordados, desde que tenham alguma vinculação, direta ou indireta, com a temática do Simpósio.


Comissão Científica II Simpósio de Jornalismo e Direito

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